Mudar para outro país é sempre um desafio, e umas das maiores preocupações é com relação a conseguir logo um emprego. O processo de busca de emprego de preparar seu currículo, se candidatar, fazer networking e entrevistar para as funções que você deseja é um trabalho em tempo integral que muitas vezes exige que você esteja aqui pessoalmente.
1. Tenha um currículo (resumé) e carta de apresentação (cover letter) em estilo canadense
Diferentes países têm requisitos diferentes quando se trata de sua força de trabalho e processo de candidatura a emprego. Recomenda–se que um currículo de estilo canadense não tenha mais de 2 páginas. Os currículos devem incluir a experiência de trabalho mais relevante relacionada ao trabalho que você está se candidatando que remonta a não mais de 10 anos.
Nunca insira seu salário, foto ou outros detalhes pessoais, como seu estado civil e informações familiares. O código de direitos humanos no Canadá protege os funcionários de terem que divulgar qualquer um desses dados pessoais para que você não seja discriminado com base nesses detalhes.
2. Refinar sua conta do LinkedIn
Se você já disse ao seu trabalho e redes em seu país de origem que se mudará para o Canadá, altere sua localização no seu perfil do LinkedIn para canadense em vez do seu país de origem. Os recrutadores que procuram candidatos no LinkedIn favorecerão os candidatos locais em detrimento daqueles que estão no exterior.
Além disso, certifique-se de que sua conta do LinkedIn esteja atualizada com as informações mais atuais e que sua gramática esteja perfeita. Gramática ruim ou erros descuidados podem fazer você parecer que seu nível de inglês não está de acordo com o padrão. Os recrutadores precisam ver que você tem um nível profissional de comunicação antes que eles possam considerá-lo para um emprego.
3. Considere o Trabalho Voluntário
Não descarte oportunidades de voluntariado como uma maneira imediata de ganhar experiência quando chegar aqui pela primeira vez. Escolha oportunidades de voluntariado que sejam relevantes para o seu conjunto de habilidades e carreira. Você não precisa dedicar toda a semana de trabalho a fazer trabalho voluntário, pois precisará aplicar seu tempo à sua busca de emprego. Mas dedicar algumas horas por semana de experiência voluntária pode ajudá-lo a entender a cultura de trabalho canadense e praticar suas habilidades técnicas e habilidades de comunicação (aperfeiçoe seu inglês). Também é uma boa oportunidade para obter referências canadenses.
4. Dicas de sites de empregos
E por fim listamos abaixo sites que você pode consultar vagas de emprego no Canadá, e começar a procurar antes mesmo de sair do Brasil, olha só:
Pegou essas dicas? Pode começar a treinar para a entrevista.
Está esperando o que para começar seu planejamento Canadá