A reciclagem é um tema constantemente discutido no Canadá. Com medidas mais rigorosas que no Brasil, o Canadá tem se tornado um país cada vez mais sustentável e quer reduzir o consumo de fontes finitas no país.
A reciclagem de lixo doméstico no Canadá acontece de forma diferente do Brasil e reunimos algumas dicas para que você esteja preparado na sua chegada ao país.
Separação dos lixos
Existem três lixeiras (bins): azul, verde e preta. Cada uma delas tem uma finalidade e o que pode ser colocado para descarte. É importante saber exatamente o que pode ser depositado em cada uma, caso contrário, você pode até levar uma multa. Veja agora como os lixos podem ser separados:
Green bin: Aqui vão os lixos para compostagem e orgânicos como restos de comida, filtro de café, cascas de frutas e ovos, guardanapos etc. Eles são reprocessados e revendidos para serem utilizados em jardins e produções agrícolas.
Blue bin: são lixos recicláveis como caixas de papelão, jornais e revistas, latas, potes de vidro (sem tampa), embalagens vazias, caixa de ovos, entre outros.
Black Bin: É basicamente para onde vai tudo o que não vai para a lixeira verde (lixo orgânico) ou azul (lixo reciclável) como sacolas plásticas, isopor etc. Mas claro que há exceções como por exemplo eletrônicos.
Geralmente os caminhões passam uma vez por semana e seguem um calendário disponibilizado pelo governo.
Para quem mora em prédios, normalmente pode descartar o lixo a qualquer hora do dia, mas lembre-se de sempre checar com seu landlord para saber se terá alguma regra diferente.
Existem coletas especiais para itens de festas e datas comemorativas como árvores de natal naturais.
Muitas cidades possuem sites e aplicativos que podem ajudar no entendimento das regras de reciclagem, bem como calendário dos dias de coleta de cada tipo de lixo.
Você tem dúvidas ou dicas sobre a reciclagem de lixo no Canadá? Deixa pra gente nos comentários!